domingo, 23 de junho de 2013

A Equipa: Parte I

O Cinema é uma arte colectiva. Quem tem o objectivo de seguir esta área deve ter em consideração que irá trabalhar com muitas pessoas e que é impossível obter uma rotina usual. Para uma melhor adaptação à equipa e principalmente para realizar um bom trabalho é necessário ter paciência, perseverança, respeito, responsabilidade e humildade. Será um trabalho que requererá uma excelente socialização e, caso algo corra mal, não devemos responsabilizar outro membro ou departamento pelo mau trabalho. Haverá imprevistos, erros, estragos, dias maus e condições desfavoráveis, e nesses casos é revelada a importância do trabalho em equipa, do objectivo partilhado por todos. Só se faz um bom filme com uma boa equipa.


Esta equipa está dividida em departamentos, cada departamento com a sua função. Os departamentos dividem-se em cargos, cada cargo com a sua utilidade essencial. São eles: 
  • Produção;
  • Realização;
  • Fotografia;
  • Arte; 
  • Som; 
  • Montagem.

Produção


Produtor: O Produtor é o responsável por oferecer as condições para que se produza/faça o filme. Ele deve organizar as questões relacionadas com a possibilidade de concretização de um filme, o seu financiamento e requerimentos de logística. Contractos da equipa técnica e do material necessário, recursos humanos, promoção do produto final nos mercados e festivais, e contratos de distribuição e transmissão caso seja exibido em televisão são do encargo do Produtor. Normalmente é o dono do estúdio ou quem fornece financeiramente o filme. Sinteticamente, o Produtor é o cargo ligado à área empresarial do cinema. 

Produtor executivo: É o cargo hierarquicamente abaixo do produtor e existe caso o produtor não acumule as suas funções, algo que é bastante comum. O seu trabalho está relacionado com o financiamento do projeto. O Produtor executivo é o administrador da verba, do dinheiro disponível, e sabe exatamente todos os custos do filme para direcionar melhor a produção durante as filmagens.

Co-produtor: Caso o filme não seja produzido apenas por uma produtora, os restantes produtores que participarem com um investimento menor serão intitulados de co-produtores. O seu nível de influência na produção depende do montante que investirem, assim como os lucros que recebem. 

Produtor delegado: Se os direitos de transmissão do filme em produção forem vendidos a uma cadeia televisiva, fará parte da equipa alguém contratado por essa cadeia. A pessoa com este cargo é a responsável pelas negociações entre a produtora do filme e a televisão, e tem o dever de co-aprovar as decisões de produção.

Director de Produção: Quem ocupa o cargo de Director de Produção tem como objectivo organizar toda a produção cinematográfica. É alguém que esteja disponível para trabalhar com a realização e com o produtor para que possam planear a evolução da produção. É também responsável pelo controlo dos custos de toda a produção, desde o pessoal aos direitos de autor. O Director de Produção também tem a tarefa de fiscalizar e controlar possíveis erros de orçamento e de saber contorná-los. As autorizações, licenças e outros serviços são da responsabilidade de quem ocupar este cargo.

Chefe de Produção: O Chefe de Produção é o representante do Director de Produção nos departamentos da produção, portanto está em eminente colaboração e ligação com ele. Em algumas situações pode mesmo substitui-lo, assegurando que a produção não pare. Tem ainda que manter uma colaboração com o assistente de realização para, juntos, elaborarem as tabelas de serviço diário, que consistem numa calendarização dos trabalhos de produção, e distribuir esta informação pela restante equipa. Deve manter

Secretário de Produção: Tal como o nome indica, esta função está inteiramente ligada à secretaria da produção. Os Secretários de Produção são quem organiza e arquiva os documentos oficiais, documentos contabilísticos e a correspondência. Tratam também da impressão e da distribuição dos mesmos. 

Assistente de Produção: É provável que hajam vários Assistentes de Produção, portanto o normal é o Chefe de Produção eleger um Primeiro Assistente de Produção para chefiar os Segundos Assistentes. Este posto é ocupado por quem oferece assistência ao Chefe de Produção e usualmente ficam responsáveis pelas licenças, prestação de serviços, transportes, refeições, entre outras tarefas. 

Realização


Realizador: O Realizador é o motor de toda a equipa. Sendo autor do filme, os seus encargos têm maior responsabilidade e controlo criativo sobre a obra. É a pessoa que tem o dever de transformar um argumento em imagem e som, de controlar o balanço dos elementos em cena: luz, som, movimento, interpretação e expressão. Devido à sua grande influência no filme, pode e deve colaborar com as restantes áreas: argumento, produção, fotografia, cenografia, guarda-roupa, montagem, som, entre outras.

1º Assistente de Realização: Este é um dos profissionais com uma maior diversidade de tarefas e, por isso, é alguém essencial. É o fio condutor que une o realizador aos diversos departamentos, é o seu braço direito. O seu principal objectivo é deixar o Realizador focar-se apenas nos aspectos criativos da produção. Para o efeito, presta-lhe uma grande assistência com os detalhes técnicos, com os planos de produção, a verificar a disponibilidade dos materiais técnicos necessários ao Realizador, a supervisionar os ensaios, entre outros deveres imprescindíveis para que o plano diário seja cumprido. O 1º Assistente de Realização tem de estar em contacto permanente com a restante equipa, para averiguar todos os pormenores necessários à realização. 

2º Assistente de Realização: Todas as tarefas encarregues ao 2º Assistente de Realização podem ser executadas pelo 1º, no entanto, caso se trate de uma grande produção, convém contratar mais pessoal para moderar e distribuir as responsabilidades. Quanto mais encargos tiver um membro, maior probabilidade de uma má execução do trabalho e assim, sendo o 1º Assistente alguém importante e com muitas tarefas, o 2º deve assisti-lo: chamar os actores e calendarizar as suas entradas em cena, preparar as folhas de serviço diárias e os relatórios de produção, controlar a figuração, distribuir a papelada à restante equipa, transportar a equipa técnica, artística, guarda-roupa, maquilhagem e cabeleireiro, assegurar que ninguém a mais se encontra no cenário e certificar a ligação entre realização e oficinas de produção (carpintaria, serralharia, pintura e adereços).

Anotador: O Anotador é mais um elemento importante na equipa de produção. As suas funções são as anotações contínuas dos pormenores da produção, tais como a cronometragem dos takes, retakes, posicionamentos das câmaras e dos adereços, movimentação dos actores e indicações que facilitem o trabalho de pós-produção. Com toda esta informação detalhada, torna-se mais fácil para toda a equipa elaborar planificações e localizarem acções passadas.

Continua na Parte II

Sem comentários:

Enviar um comentário